Póshumanismo: Transcendendo Barreiras Cultuais e Criando pontes e redes inovadoras blended
O prefixo pós, aqui empregado, denota a uma superação do atual estado do corpo humano. Este pós-humano propõe uma transformação radical na superação de um humano que não apresenta mais condições de continuar enfrentando os desafios e vicissitudes do contemporâneo e precisa ser reparado ou até mesmo superado no novo mundo blended que integra o presencial e o digital. O pós-humano surge no terreno da ficção científica e com o avanço tecnológico de dispositivos móveis, comunidades virtuais e interferências no corpo levando a um ser maquínico-informático que estende o humano para além de si. Hoje o póshumano integra o ser humano, as novas tecnologias e o mundo animal num mesmo nível de importância.
Pode-se dizer que o pós-humanismo é uma resposta filosófica a um mundo onde é cada vez mais difícil distinguir entre o natural e o artificial, entre os ecossistemas físicos, naturais e digitais, e no qual o binômio escrita-leitura, que articulava a cultura e suas diversas narrativas de maneira linear, está perdendo seu protagonismo para novas narrativas e meios de expressão, com presença marcante do visual e das novas tecnologias. Na medida em que se derrete ou se liquidificam as chamadas modernidade e pós-modernidade, constrói-se aos poucos uma nova sociedade, com cores pós-humanas.
Mark Zuckerberg declarou no evento Viva Technology 2018: “Penso que a inteligência artificial desbloqueará uma grande quantidade de coisas positivas, seja a identificar e curar doenças, ajudar a conduzir carros de forma mais segura ou ajudar as nossas comunidades a se sentirem mais seguras”, em evidente oposição à postura de Elon Musk, CEO da Tesla e de SpaceX, que critica o desenvolvimento extremamente acelerado da tecnologia. Durante a palestra serão apresentadas e discutidas as diferentes posturas de ambos, classificáveis como Transhumanas e Póshumanas respectivamente. Cometa-se também sobre filmes como Blade Runner.
Embasado em cases reais aborda-se os subtemas da extensão da vida, nanotecnologia, futuro do trabalho e do comportamento do pósconsumidor, uso ético das novas tecnologias e a inovação para empresas, equipes, projetos e pessoas, mostra-se uma pesquisa com os métodos de inovação mais utilizados hoje, entre outros.